sexta-feira, 19 de junho de 2020

12º Domingo do Tempo Comum

21 de junho de 2020

Cor: Verde

 

1ª Leitura – Jr 20,10-13

Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

 

Jeremias disse: 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: 'Denunciai-o, denunciemo-lo.' Todos os amigos observavam minhas falhas: 'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele.' 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.

Palavra do Senhor.

 

O profeta coloca sua confiança nas mãos do Senhor, de quem recebe refúgio e consolo. Dos homens ele somente recebe maldade, desde mentiras e injúrias até tramas e perseguição.

 

 

Salmo - Sl 68,8-10.14.17.33-35 (R.14c)

 

R. Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

 

8Por vossa causa é que sofri tantos insultos,*

e o meu rosto se cobriu de confusão;

9eu me tornei como um estranho a meus irmãos,*

como estrangeiro para os filhos de minha mãe.

10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa*

me devoram como fogo abrasador. R.

 

14Por isso elevo para vós minha oração,*

neste tempo favorável, Senhor Deus!

Respondei-me pelo vosso imenso amor,*

pela vossa salvação que nunca falha!

17Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça,*

ponde os olhos sobre mim com grande amor! R.

 

33Humildes, vede isto e alegrai-vos:

o vosso coração reviverá,*

se procurardes o Senhor continuamente!

34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres,*

e não despreza o clamor de seus cativos.

35Que céus e terra glorifiquem o Senhor*

com o mar e todo ser que neles vive! R.

 

O salmista canta o amor de Deus pelos pequenos, colocando-se entre esses, reconhecendo as maravilhas realizadas pelo Senhor em favor dos necessitados.

 

 

2ª Leitura – Rm 5,12-15

O dom ultrapassou o delito.

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

 

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, – o qual – era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

Palavra do Senhor.

 

São Paulo reflete sobre a grandeza do dom divino que justifica, torna justo, os que são remidos pelo Senhor. Há uma solidariedade humana no erro e no pecado, mas também há uma solidariedade humana no bem. O ato de Jesus Cristo é maior do que o ato de Adão, pois envolve a solidariedade humana e a bondade divina.

 

 

Evangelho – Mt 10,26-33

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação.

 

Jesus incentiva a propagar a verdade, que não necessita ser escondida. O que é feito às ocultas acaba aparecendo. O medo, que faz calar, está ligado ao sofrimento, que remeta à perda da vida. Jesus mostra o valor infinito de cada um para Deus, e que a verdade é a demonstração da confiança nessa valorização divina.

As fake News, que buscam acabar com a vida do profeta de ontem e de hoje, acabam por ser reveladas aos olhos atônitos de quem confiava nos discursos humanos, sem se preocupar em verificar a veracidade de tais discursos. A Palavra de Deus, demonstradora dos dons maravilhosos concedidos aos fracos, é a única capaz de trazer a luz, a verdade, a vida. Ela revela os corações, as intenções, as motivações, indicando o que é certo, justo e leal.

Estamos fazendo experiência disso todos os dias, quando discursos e promessas são demonstrados por atos dos mais diversos níveis de governança, por mais diversos grupos que se dizem “pacíficos”, mas carregam ódio e armas; por grupos que se dizem fiéis, mas não seguem o Evangelho.

Olhemos para nós, nossos discursos e nossas práticas, nosso tom de voz, nossos critérios de escolhas e de ações; façamos a comparação com Jesus Cristo, suas palavras e ações, suas opções e propostas...


Nenhum comentário:

6º Domingo da Páscoa

  9 de maio de 2021 Cor: Branco     1ª Leitura – At 10,25-26.34-35.44-48 O dom do Espírito Santo também foi derramado sobre os pag...